sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Da ficção para a realidade: implante de microships em funcionários gera polêmica

O crescente uso de microchips de identificação implantados no corpo humano, que servem tanto para o controle de funcionários como para ter acesso ao histórico médico de seus portadores, tem gerado polêmica nos Estados Unidos.Várias associações de direitos civis protestaram contra o que consideram um passo adiante na invasão de privacidade dos trabalhadores, enquanto seus fabricantes insistem tratar-se de uma tecnologia avançada e de usos múltiplos.

A empresa de vídeo-vigilância Citywatcher.com, de Cincinnati, nos EUA, é a primeira a utilizar os chips para controlar o acesso de seus empregados às áreas de segurança restritas da companhia.

Entretanto, essa tecnologia futurista, mais parecida com a literatura do escritor George Orwell, também provocou forte oposição.Entre os que protestam, está o grupo "Profissionais da tecnologia pela responsabilidade social", uma ONG situada em Palo Alto, Califórnia, que ataca o que considera uma "péssima iniciativa". Lisa Smith, integrante da ONG, disse à EFE que "só a idéia de ter algo implantado no corpo, que não se pode retirar, é uma invasão total de privacidade.


Tópico retirado do site - http://www.via6.com/topico.php?tid=8474

Nenhum comentário: